sexta-feira, 7 de julho de 2006

"Tem que estudar latim, menina!"


Ele é simplesmente show! Sintam só a pancada: advogado, professor universitário, presidente da Academia de Ciências Sociais do Ceará e coordenador de Pesquisa Acadêmica da Faculdade Christus. Ufa! Além desses títulos, o professor João Lemos é dono de muitos outros. Lá vai: espontaneidade, comunicatividade, simpatia e muita, mas muita vontade mesmo de ensinar! É bom demais bater papos com essa figura. Escreve ótimas poesias. Um dia, caí na besteira de indagá-lo sobre o amor e ouvi extamente o que idealizo em relação ao sentimento maior. Não é só nos termos jurídicos e nas regras dos textos acadêmicos que ele detona, não. Na vida, ele é PhD.

A foto acima registra o dia do 18º aniversário da Academia que ele preside (se liguem na cadeira). Cheio de naturalidade, ele comandou a solenidade sem nenhuma formalidade forçada, ele não precisa. Ao natural, o professor João Lemos consegue ser o melhor. E a beca? A cor mais bonita que eu tive de elogiar no dia seguinte. Fez todo mundo rir com o aviso "Calma, já tá acabando" depois de perceber o espanto das pessoas com as três folhas de seu discurso. Palavras estas que nem necessitavam de atenção prévia. Ele tem a moral de falar o que pensa, na lata.

Outro dia levei um conselho-carão porque não sabia latim. Seguindo o valioso conselho, está entre os meus planos entrar num curso. E eu sempre quis mesmo. Tenho muito carinho por esse mestre. Ele é experiência pura. Vivenciou fatos e sabemos que contra estes não há argumentos. Professor João Lemos, envio-lhe, virtualmente, um abraço cheio de admiração e contentamento pela oportunidade de conhecê-lo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Juliana,
As suas palavras são cheias de bondade e, por isso,você diz mais do que mereço. Não posso deixar de reconhecer-lhe a facilidade em construir frases vindas muito mais do coração, embora você seja uma jovem inteligente e que usa a razão para expressar seus sentimentos. Fico-lhe devendo esse carinho para comigo, coisa que também agradou as minhas filhas Rosemary e Izabel.
É bom ter a sua amizade!
João G. de Lemos.

Anônimo disse...

Juliana,

Fiquei emocionada com as palavras lindas, sobre meu pai; acho tudo isso dele e muito mais, mas sou supeita em falar né...
Vindas de uma amiga dele, sinto já um enorme carinho por vc.
Vc disse em poucas linhas, tudo que eu queria dizer, mas que teria que escrever um livro rs...
Obrigada pelo carinho com ele,adorei muito, ele tb e minha irmã Bbel.

Irei postar este seu texto em meu flog viu, qdo postar lhe avisarei.

Um beijo cheio de carinho de sua nova amiga, que já lhe admira muito.

Rosemary

Anônimo disse...

Juliana.. postei la no meu flog..
depois passa lá.
www.flogao.com.br/souespecial

Bjs Rosemary