segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O homem do catolé


Sol queimando a pele, a cabeça, o tempo e a pressa. Chão rachando o pé, a sombra, o rio e a vida. Em cima e embaixo, o homem do catolé padece dos males externos, desse jeito de viver que, ainda que mais mate do que dê vida, é o jeito que "Deus quis". A paciência reina no espiríto que sabe ser o mais ágil quando a luta se anuncia. É a braveza camuflada de respeito.
A faca na cintura corta o mato que engole, descasca da fruta derradeira e elimina o inimigo que pode virar caça e uma janta farta ou mais um frouxo que não sabe viver na terra quente. O assunto é um só: onde nasce e morre a água, o que se planta e quando dá, a chuva traiçoeira e o calor miserável. O destino foi escrito e ninguém pergunta por quê. É assim e pronto.
Cruzando com esse homem, ele percebe que você não é dali, que a areia dele é estranha, que te bota no bolso em um minuto. Mas ele não é mau. O chapéu é só proteção, a mão grande e grossa é, mais uma vez, culpa da terra; a voz grosseira e o olhar penetrante são só o jeito de bicho, em que mais se espelharam para fazer o que de melhor sabem: sobreviver.
Mas jeito de bicho não combina com oferecer morada e comida pra desconhecido se arranchar. E nem de ficar em pé às 12h sob o céu do sertão explicando a situação do açude meio cheio ou das terras do vizinho que a queimada levou. Isso tem, no mínimo, um quê de socialização, de convivência, de noção do outro. Concluí que, no catolé, o homem é mais humano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse homem parece uma personagem trazida de histórias do sertão. Vai ver que ele não só parece como o é, e só a gente que não se deu conta disso!

Gostei do talento fotográfico e mais ainda do texto... Ow menina pra escrever bem, meus deuso!

Mas sim, vim aqui e vou aproveitar pra responder à sua mensagem. Podemos marcar para a outra semana sim, sem problema. Até pq essa semana está mesmo um pouco tumultuada pra mim tbm!

Beijo!!

JuHits disse...

Valeu pela atenção de sempre, Chatinha! Um bjão!

JuHits disse...

Um bj, Dani! =P