sábado, 10 de março de 2007

Há um buraco no meio do caminho

Eu vou falar, vou falar ao mundo sobre as discrepâncias da humanidade. Sim, só vocês dessa raça capaz de me compreender são os mesmos responsáveis por todo esse buraco no meio de tudo. Há um buraco em cada um de nós. Há também um em alguma instituição da sua cidade. Há um buraco no coração da sua mãe e na cabeça do seu pai. Certamente também deve haver um buraco na sua mesa, no chão da sua casa, na areia da praia. Há um buraco enorme sobre a superfície do planeta nos deixando cada vez mais expostos aos danos da maior potência de energia conhecida até hoje. Será que o Sol tem um buraco?

Lembro-me muito bem – não da data, mas do episódio - de quando Júpter sofria uma “explosão”. A parte que ele perdia era maior do que a Terra. Eu estava viajando à noite para uma praia, e chovia muito na estrada. O tempo da viagem era menor do que o processo que ocorria no maior dos planetas, o qual, a partir de então, também ganhara um buraco. Lembro-me que o condutor dirigia com toda a segurança do mundo. Os passageiros aflitos e ele todo convicto de que nada aconteceria. E eu comigo: “Puxa, tá tendo uma explosão no universo agora, algo de que não conseguimos nem imaginar o tamanho, e esse cara acha que pode com tudo”.

Hoje entendo que ele é um ser humano. E não tenho dúvidas de que há um buraco gigantesco no meio dessa pessoa. Para a Ciência, a gente nasceu de um buraco. E se usarmos da tal da lógica, filhos de um buraco, buraquinhos seremos. Freud tentou nos explicar através de nossos buracos, e foi fascinante em seus argumentos, ainda que alguns não admitam com tanto orgulho a fase anal. Enfim, será esta a razão para o caminho humano rumo ao caos? Os nossos buracos?

Os buracos nos explicam e nos fazem ser os responsáveis pela atrocidade planetária. Eles estão em toda parte: em nós e muito além de nós. Ou seja, existem em maior número. Se fôssemos nos confrontar, seria um auto-genocídio. Afinal, eles têm tudo para se desviarem e não serem atingidos por nossas balas e nossas super-bombas. Nos mataríamos em pouco tempo. E agora? Esta é a situação: nós e os buracos. Os nossos, os dos nossos amigos. E vamos viver errando por causa deles. Você pode até tentar um dia adotar um buraco, estudá-lo, pesquisá-lo, criá-lo como um filho. Mas você nunca vai entendê-lo por completo. Porque ele é maior. Já existia antes de nós e está à nossa frente, seja lá qual for o dia de amanhã. Eles estão por todos os lados e sempre estarão. Os buracos dominam o mundo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Caramba..., tô de cara com as tuas reflexõees, sabe? (...) Porque cara..., é isso mesmo que eu acredito. Não é difícil parar para pensar em nós mesmo e no mundo que vivemos sem nos perceber como "buracos".
Adorei a parte que vc disse: "...filhos de um buraco, buraquinhos seremos." Diga se há contrasenso nisso? Não, não há...

Lembrei, como sempre costumo fazer, da nossa construção individual num universo mais simples e singular. Vamos pensar em nós como membros de nossa casa. Vamos começar pelo nosso quarto. O nosso quarto, é impressionante, é o retrato de quem somos (ou de como estamos). Nossa bagunça ou a falta de tolerância para com ela, mostra o nosso mundo... Imagine então o que esperar ou não do mundo como um todo. Parece-me óbvio encontrar um mundo com buracos naturais (já próprios de seu "nascimento") e, logo após um longo povoamento humano, que cada um deixe seu "buraco no mundo". E o que vemos?
Um mundo cheio de imperfeições. Imperfeições estas que atraem mais e mais imperfeições. Por isso tanta violência, tantos absurdos, tanta insensibilidade. Por isso a chegada mais que previsível do Caos. Afinal, nós somos o Caos!

Caramba, Ju..., são tantas coisas maiores que nós, não é mesmo? E o motorista completamente certo de que "estava tudo bem". Do mesmo jeitinho que nossa mãe dizia pra gente qdo tínhamos medo de algo: "agora está tudo bem...".
Isso sempre vai fazer parte do ser humano. A certeza de que somos infalíveis em nossa especialidade. Mas acredite, eles o são, pois assim eles acreditam.
E é para isso que vimos à Terra, para mostrar força e passar segurança a quem amamos ou a quem precisamos defender, pois somente assim, retardamos, ou amenizamos, a vinda do Caos...

Um beijo enorme, minha amiga. Que sua mente se abra cada vez mais. Vc não tem idéia de como ela é profunda e o quanto ela é necessária para abrir consciências.

Anônimo disse...

Não aguentei! falei mesmo!:

www.fotolog.com/facesefacetas

Bjo, Chatinha!

JuHits disse...

Ai, ai, ai...
Lá vem ela me deixanso toda vermelha de vergonha de novo como todos esses adjetivos! =)

Moniquinha, vc não sabe como é bom poder compartilhar as particularidades mundanas com alguém com tanta sensibilidade.
É por essas e outras que vc é especial!

Bjs, Chatinha!

Renata Maria disse...

Maninha linda,
Quantas reflexões!
Você ao se perguntar sobre todos esses questionamentos, consegue encontrar-se consigo no mais fundo de sua alma e de seu "eu" interior.
Por vezes nos sentimos com buracos repletos de ecos, onde tentamos gritar pedindo socorro e o apelo só volta igual, sem resposta.
Não sei o tamanho do buraco que existe em mi, mas ele existe, e por vezes me deixa confusa, sozinha e cheia de dúvidas.
Amei sua reflexão e acho mesmo que o ser humanos tem que repensar no que anda fazendo ou o buraco do mundo vai tornar-se negro e infindo e nos nos perderemos dentro dele para sempre.

Beijo no coração,

Sua maninha(Rê)

Anônimo disse...

Acabei falando um pouco da entrevista da Elke lá no flog. pena que quando algo me consome com força eu não consigo expor meus pontos de vista de uma maneira mais leve e clara.
É sempre uma mistura enorme de sentimentos..., e uma agressividade horrorosa... Não gosto de escrever assim..., mas é que me revolto tanto com mentes estúpidas, cara...

hehhe, eu e minhas coisas, né, Ju? =)
beijo

JuHits disse...

Luaaaaaaaa!

Vc iluminando sempre por onde passa, hein? Vamos pensar e nos repensar.

E "poesitar" tb, né?
Bj no coração.

JuHits disse...

Ahhhhh, Moniquita!
Se eu tô feliz por ter provocado isso em vc deixando a revista no banco de trás do carro pra tomar um banho de chuva às 9h da noite no meio da rua, imagina o pessoal da TPM com a reação de uma porrada de mulher espalhada no meio do Brasil!!!

Eu quero trabalhar na TPM!!!!

=)