quarta-feira, 18 de julho de 2007

Vôo JJ 3054

O Brasil parou ontem à noite. Milhões de olhares voltaram-se para as TVs e outros meios de comunicação em busca das mais incríveis imagens e de novas informações; alguns, como eu, até esperavam ver uma cena chocante de salvamento, daquelas que arrepiam, uma vida inteira preservada.

Mas não, só desabamento, fumaça e fogo, muito fogo. Uma grande chama no meio da maior cidade do país. O interessante para ser analisado nesses momentos é o clima de comoção que ultrapassa qualquer "barreira" tangível. Os jornais do mundo todo noticiaram a tragédia brasileira, o presidente decretou luto de três dias, as bandeiras - brasileiras e internacionais - do Pan estão hasteadas a meio mastro. A formalização das condolências tem sua beleza. Parece até que vivo numa nação digna.

O pior, o doloroso são os gritos de negação dos familiares com a confirmação dos nomes. É ver pessoas indo do Rio Grande do Sul a São Paulo com materiais que possam identificar as vítimas, carbonizadamente irreconhecíveis. E eu penso, como todo mundo: "Por quanto tempo eles souberam de sua eminente morte? Teve oração coletiva? Entrega desesperada?". O piloto tentou e acho que calculou bem como poderia acabar com aquilo com menos danos possíveis. Eram 186 pessoas a bordo e esta se tornou a maior tragédia da aviação brasileira.

A TAM tem uma das frotas mais novas em circulação, aviões com menos de dez anos de uso, muitos com avançado sistema eletrônico. Difícil ter sido falha técnica. O acidente aconteceu às 18h45min no aeroporto de Congonhas. Antes desse, muitas outras aeronaves já haviam derrapado, algumas resultando em acidentes fatais inclusive. Os estudos vão indicar a causa desse terror, eu só temo que seja o descuidado com a pista. Porque aí já é demais. Já é desperdiçar muitos de nós dolorosa e vergonhosamente para o mundo num despreparo inaceitável.

JuHits está de luto.
*A foto é de Isabela Noronha

4 comentários:

Anônimo disse...

É difícil sair ileso desse acidente. Não falo daqueles que, infelizmente, se foram, falo de nós que assistimos a tudo o que aconteceu depois do impacto. É muito doloroso ver a dor de alguém... Ver tantos homens chorando de desespero e se esquecendo que "não podem chorar". Ver o mundo inteiro ligando para o nosso presidente dando as condolências e ainda ouvir uma turista canadense dizer que "o luto não é apenas brasileiro, mas mundial."

Hoje mesmo ao acompanhar a cobertura da record logo cedo, percebi, mais uma vez, que estava segurando as lágrimas..., não é fácil ouvir os depoimentos dos poucos que conseguem falar com a imprensa e mais difícil ainda é olhar pra todos eles sempre se consolando, sempre se abraçando... Pessoas que nunca se viram antes, agora estão ali, juntas. JUNTAS.

Só espero que tudo tenha acontecido mesmo muito rápido, que todos que estavam a bordo tenham morrido logo no impacto. É muito ruim imaginar que tenham sofrido também com os 1000 graus que estava o interior da aeronave.

Culpados? Eu sempre acredito que os pilotos são pessoas extremamente preparadas e que sabem como minimizar danos. Sei lá, penso que se não deu para pousar foi porque algo saiu errado(mecanicamente falando) e que não foi por imperícia...

Que Deus esteja com cada vida que se foi.

Anônimo disse...

oi Ju, seu texto é muito bom, mas não é correto dizer "vítimas fatais". O acidente é que foi fatal. :D

JuHits disse...

Oi, minha Chatinha mais querida!
Esse lance de se arrepiar e segurar as lágrimas é incrível, né?
Acho massa pq mexe com aquela coisa da transcedência de q falamos. O mundo se torna único de repente.

Bom confirmar o quanto é HUMANA.
Bjs no coração!

JuHits disse...

Anônimo, seja lá quem for, obrigada pela atenção!