![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2uhhvejQNn_jsp_o_IWadA1KULzYe5x1JiDeK1yu0PBbFxqASgainCx8yP3caI0h418d873wQRFPCijxGdHcvCvKx5kMEKlukIkcPiMMsa9VpNUJEtVkagC_i9fJ_30nm0gE1/s400/Cari%C3%BAs_II+005.jpg)
Sol queimando a pele, a cabeça, o tempo e a pressa. Chão rachando o pé, a sombra, o rio e a vida. Em cima e embaixo, o homem do catolé padece dos males externos, desse jeito de viver que, ainda que mais mate do que dê vida, é o jeito que "Deus quis". A paciência reina no espiríto que sabe ser o mais ágil quando a luta se anuncia. É a braveza camuflada de respeito.
A faca na cintura corta o mato que engole, descasca da fruta derradeira e elimina o inimigo que pode virar caça e uma janta farta ou mais um frouxo que não sabe viver na terra quente. O assunto é um só: onde nasce e morre a água, o que se planta e quando dá, a chuva traiçoeira e o calor miserável. O destino foi escrito e ninguém pergunta por quê. É assim e pronto.
Cruzando com esse homem, ele percebe que você não é dali, que a areia dele é estranha, que te bota no bolso em um minuto. Mas ele não é mau. O chapéu é só proteção, a mão grande e grossa é, mais uma vez, culpa da terra; a voz grosseira e o olhar penetrante são só o jeito de bicho, em que mais se espelharam para fazer o que de melhor sabem: sobreviver.
Mas jeito de bicho não combina com oferecer morada e comida pra desconhecido se arranchar. E nem de ficar em pé às 12h sob o céu do sertão explicando a situação do açude meio cheio ou das terras do vizinho que a queimada levou. Isso tem, no mínimo, um quê de socialização, de convivência, de noção do outro. Concluí que, no catolé, o homem é mais humano.
3 comentários:
Esse homem parece uma personagem trazida de histórias do sertão. Vai ver que ele não só parece como o é, e só a gente que não se deu conta disso!
Gostei do talento fotográfico e mais ainda do texto... Ow menina pra escrever bem, meus deuso!
Mas sim, vim aqui e vou aproveitar pra responder à sua mensagem. Podemos marcar para a outra semana sim, sem problema. Até pq essa semana está mesmo um pouco tumultuada pra mim tbm!
Beijo!!
Valeu pela atenção de sempre, Chatinha! Um bjão!
Um bj, Dani! =P
Postar um comentário