domingo, 6 de abril de 2008

Blood Diamond

Estou na temporada de filme fraco no cinema. Jumper, faça o favor de pular esse você mesmo. Os efeitos não são legais (criei expectativas pela proposta do trailer), o roteiro é mais bobo que desenho animado e os atores, sem comentários. Quanto Samuel L. Jackson deve ter recebido para interpretar aquele papelão nessa altura da carreira? A esperança vem com a história dos Rolling Stones contada pelo olhar de Scorsese que pretendo ver esta semana.

Bem, no DVD de casa, a temoporada é outra. Ufa! E um filme não tão novo, mas que só conheci ontem, Diamante de Sangue (Blood Diamond, EUA, 2006), me surpreendeu em todos os sentidos! Ação e política juntos, Leonardo Di Caprio provando que não tem apenas um rostinho bonito, locações diversas e muito bem montadas, aviões, explosões e um romance discreto sem muito nhem nhem nhem. Perfeito! =)

O melhor de tudo é que o filme trata de uma questão verídica e joga aos olhos do público o sangue derramado em Serra Leoa às custas do qual muitos milionários engordam suas contas e mantêm o equilíbrio financeiro dos países com consumidores em potencial das pedras raras. A obra ainda expõe, de forma intensa, a dor do pescador Solomon Vandy (Djimon Hounsou) apreendido e separado da família. Por cima de todo o choro e dos tiros, discute-se politicamente a intervenção militar e civil nas terras vermelhas cor de sangue a fim de alcançar o suposto fim do contrabando dos diamantes e da escravização dos africanos apreendidos. Unicef bem representada na parada.

A presença da jornalista Maddy (Jennifer Connelly) deu todo um quê ideológico às ações e emoções da narração. Meio idealista, suas tiradas sempre questionavam a ação auto-destruidora humana. A narração dos fatos e o que vivenciou na trama foram a realiadade que ela precisou para contar uma história de verdade. E o desfecho foi muito bem finalizado. Para quem gosta de filme rico em detalhes como todos estes, passe na locadora já! Blood Diamond leva cinco estrelas.